28 de abril é apoiado por Flávio Peralta e Amputados Vencedores

 em palestras em sipat, Sem categoria

Juntos em prol do dia 28 de abril. Você sabe o que significa esse dia?

É comum ouvirmos que o Brasil começa a funcionar após o carnaval. Em nosso caso, setor de palestras, os pedidos começam a aparecer após o carnaval mesmo. E após o carnaval existe uma data muito especial: 28 de abril. Essa data marca algo muito importante que é nos trazer à lembrança as pessoas que já faleceram por conta de acidentes de trabalho. É o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e doenças do Trabalho. Em nosso planeta terra, planeta em que habitamos, diversos países estão fazendo essa reflexão no dia 28.04. Esse dia pode ser chamado também de Safety Day ou Abril Verde. Esse termo Abril Verde é usado por nosso amigo Adir de Souza que trabalha incansavelmente para trazer à tona essa reflexão.

28 de abril abril verde

Adir de Souza com Flávio e Jane Peralta

Por que é importante o dia 28 de Abril?

Somos seres humanos e vivemos em sociedade e comunidade. Desde o início da existência do humano, no planeta, carregamos a marca de sermos sociáveis e aprender através do ensinamento. Precisamos de educação e de ensino, inclusive para aprendermos a comer ou andarmos ao longo de nossa infância. Portanto, vivemos em grupo e somos seres que dividem uma existência. A lembrança das pessoas que sofreram acidentes de trabalho ou foram acometidas por doenças do trabalho, e que se foram, faz parte dessa marca da vida em sociedade. É dessa forma que mudamos comportamentos errados ou inadequados para preservar a vida e vivermos mais tempo.

28 de abril vitimas acidentes

Muitas vidas foram ceifadas ao longo desses milhares de anos de trabalho. Seja como escravo, servo ou trabalhador assalariado as relações de trabalho sempre foram muito desiguais. E essa desigualdade está revelada em seus resultados: muitas mortes prematuras de trabalhadores. Por erros cometidos por um lado, ou por outro lado uma coisa é certa: uma vida foi encerrada.

Esse dia foi escolhido por um motivo: um grave acidente

78 trabalhadores morreram em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidose, em 28 de Abril de 1969. É possível imaginar as condições de trabalho nos anos 60 nos EUA? A situação ainda era de muitos riscos e de relações de produção baseadas num sistema de exploração. Por esse motivo, em 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) determinou esse dia dedicado à segurança e saúde do trabalhador. Em maio de 2005, a Lei no. 11.121 tratou do assunto no Brasil.

28 de abril explosão mina virginia

Explosão da Mina em 1969

O que podemos fazer para evitar acidentes e aproveitar o dia 28 de Abril?

A forma como produzimos a vida hoje se baseia nas relações capitalistas: capital x trabalho. Evitar acidentes, fazer campanhas, fazer eventos para salvar vidas é uma tarefa da empresa e do setores responsáveis (RH, Segurança do Trabalho, CIPA, etc). Cabe a esses setores aproveitar o ensejo e promover eventos que tragam à luz essa realidade que não se pode negar. Um incidente aqui, outro ali e logo a empresa se depara com algo mais grave. O que sua empresa está esperando? A liderança responsável deve começar agora, o mês de Abril, para mover rios e mundos em nome da segurança e da saúde no trabalho.

28 de abril palestras

Dona Candida da Silva aos 91 anos sabe o que é viver

28 de abril palestras teatro

Nosso gato Tob foi uma das vítimas de um acidente. Um acidente de trânsito. Ele foi atropelado por um carro

Nossa empresa SIPAT Amputados Vencedores participa do 28 de Abril?

Sim participamos. Flávio Peralta, o idealizador do Amputados Vencedores e amputado dos braços num acidente de trabalho aos 29 anos, sabe muito bem o que significa fazer parte de uma estatística. No caso dele não está entre os que se foram, mas entre os que ficaram para fazer parte desse movimento em prol da vida. Quantos “Flávios Peraltas” existem nesse Brasil e no mundo. Muitos mesmo. Em cada esquina vemos um sobrevivente e também ouvimos histórias de trabalhadores que não tiveram a mesma sorte de ficar vivo, mas sequelado. Portanto, devemos aproveitar o 28 de Abril para dizer que essa realidade pode mudar.

28 de abril jane peralta acidente

Vamos escolher a vida

 

28 de abril acidente trabalho trajeto

Jane Peralta em sua palestra Qual o Valor da Sua Vida

Lá em casa, alguém ficou sem alguém

Essa lembrança do dia 28 de Abril também nos remete a algo muito difícil: a perda de um ente querido. Quantas familias brasileiras ou de outras nacionalidades receberam a notícia de que houve um óbito na empresa e que esse óbito era um membro de sua família? A dor é tremenda. Perder alguém no plano físico é algo sem mensuração. Flávio Peralta perdeu seus pais e sabe o que isso significa. Ficam os pertences e somente as lembranças. O setor da empresa vai continuar girando e funcionando, mas o setor da família nunca mais será a mesmo. Fazemos parte de uma mesma moeda e lutar pela segurança e saúde do trabalhador é uma responsabilidade de todos e todas.

Um funcionário da empresa precisa dar a notícia. O que fazer nesse momento?

O funcionário da empresa precisa repassar isso à família e enfrentar um luto conjunto. Então por que esperar? Podemos fazer diferença? Sim podemos. Sua empresa e você liderança, tais como diretor, gerente, coordenador que está lendo essas linhas, aproveitem o dia 28 de Abril para fazer parte dessa campanha que visa a VIDA HUMANA. Queremos dar notícias de nascimentos, participar da alegria da vida, das festas de aniversários, das comemorações de páscoa, natalinas e de ano novo. Mas, para isso acontecer precisamos estar aqui, vivos. Faça parte desse movimento que movimenta mentes, corações e almas. Juntos somos mais fortes e a corrente que se cria no dia 28 de Abril é algo tremendo e fantástico. É uma corrente mundial.

28 de abrail familia

Entre os anos de 2012 a 2016 foram 3,5 milhões de acidentes de trabalho, sendo 13,3 mil mortes, no Brasil. As licenças médicas e seus afastamentos custam R$ 22 bilhões à previdência social (fonte: Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho). Você conhece o Observatório? Dê uma visitada e confira os números relacionados ao tema.

28 de abril brasil

Estatísticas do DPVAT 2017 no Brasil

O que sua empresa pode fazer?

Não importa o tamanho de sua empresa (pequena, média ou grande) o dia 28 de Abril pode ser lembrado de inúmeras formas. Com banners ilustrativos, com fotos, com palestras reflexivas, com teatro, com DDS, com gincanas, com seminários, com workshops, enfim, são várias as maneiras de se fazer isso. A SIPAT Amputados Vencedores conta com um leque de palestrantes que pode fazer parte do movimento de sua empresa. Sofremos acidentes de trabalho e estamos vivos para contar. Mais informações acesse www.amputadosvencedores.com.br. Que tal falar pelo whatsApp 43 99997-6275 ou pelo email flavio@amputadosvencedores.com.br.
Estamos à sua disposição para dizer que a vida é bela, que a vida é única e que sua empresa deve fazer de tudo para preservá-la. Agradecemos sua visita e volte sempre!

Conhece nossa cartilha sobre segurança do trabalho? Adquira aqui.

Texto produzido por:

Jane Peralta. Mestre em Educação, assistente social, palestrante, diretora do Amputados Vencedores e ex-docente de universidade. Agradecemos sua visita e foi uma honra tê-lo conosco nesse momento em que dividimos conhecimento. Um grande abraço a homens e mulheres que fazem a nossa história!

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar