Como Lylyan perdeu sua perna esquerda num acidente de trânsito, com moto

 em Histórias de superação

Acidente de trânsito nas ruas e rodovias é uma caixa de surpresas

Trânsito e vida andam de mãos dadas. Lylyan sabe disso e viveu isso de perto. O ano de 2005 trouxe à Lylyan Rodrigues a experiência da amputação, que mudaria sua história de vida. Numa noite de janeiro de 2005, viajando como passageira numa moto, a caminho de Taquaritinga do Norte/PE, Lylyan foi envolvida num acidente de trânsito. Ali sua força, fé e determinação seriam testados. Engrossando as estatísticas de acidentes de trânsito, este especificamente foi decorrente da irresponsabilidade e negligência para com as leis de trânsito e para com a vida, por parte do motorista do carro envolvido no acidente. O carro em questão trafegava com as luzes apagadas e o motorista, que estava embriagado, invadiu a pista oposta colidindo com a moto em que estava Lylyan.  Evadiu do local, sem oferecer ajuda às vítimas.

acidente moto protese transito

Quem vê Lylyan nesta foto não imagina pelo que passou

acidente de transito moto protese

Ela acordou a caminho do hospital, se viu amparada pelo amigo Renato Mariano, que tentou explicar-lhe onde e como estava. Dava-se início à uma peregrinação por diversos hospitais para o tratamento adequado e uma busca por sangue e profissionais especializados (cirurgião vascular). A esta altura seus pais e irmão juntavam-se à ela para acompanhamento e apoio. Ninguém esperava por esse acidente de trânsito.

acidente de transito bicicleta

A alegria contagiante de Lylyan em fazer o que sempre gostou: passear de bike

Lutando pela vida

Tendo Deus como alicerce na vida e a família como base de sustentação, Lylyan suportou tudo o que estava por vir. As transferências de hospitais cessaram às 02:30 da manhã, quando entrou no centro cirúrgico. Apenas às 10:40 horas da manhã o médico comunicou ao pai sobre as dificuldades encontradas para a reconstituição das veias/artérias e a possível amputação do pé esquerdo, caso não houvesse a irrigação sanguínea adequada do membro.
A família, fortalecida na fé, lembrou Lylyan de que Deus já havia feito a obra mais linda, de deixar-lhe com vida e posicionou-se ao lado dela, amparando-a na dura maratona de 10 dias de cirurgias e microcirurgias que se sucederam. Apesar das intervenções médicas, não houve a resposta esperada e Lylyan foi informada da necessidade de amputação da perna esquerda.

acidente de transito protese

A alegria de viver foi sua opção de vida

Um novo desafio: amputar a perna

Diante do termo de responsabilidade apresentado pelo médico a ela e aos pais, sobre o procedimento da amputação, num uníssono a resposta foi pela vida, pela saúde: a amputação foi uma realidade. E então, a partir daquele momento, tudo o que fora preciso para que voltasse a ter autonomia nos movimentos e pudesse reinserir-se nas atividades do cotidiano de anteriormente, foi feito. O acidente de trânsito ficou para trás e vale olhar para frente.

acidente de transito protese

Lylyan mostra que todo esforço de uma reabilitação é compensador

Não com pouco esforço e com muita determinação, houve uma nova aprendizagem. Por um lado, a utilização da prótese lhe viabilizou a autonomia no caminhar e demais atividades, por outro, sua atitude positiva facilitou o processo de reaprender a caminhar e intensificou sua relação com a vida.

Lylyan é um exemplo de que a espiritualidade, a família e a atitude positiva na vida podem ser alicerces no processo de recuperação de um amputado. Infelizmente nem sempre tais circunstâncias estão presentes na vida.  A história de Lylyan mostra por um lado, a importância de se trabalhar maciçamente a prevenção de acidentes. Além da necessidade de se fortalecer aqueles aspectos ou atitudes que podem fazer toda diferença.
Parabéns pelo exemplo de força de vontade Lylyan! Continue contagiando o mundo com sua alegria de viver!

Quer falar com Lylyan? Instagram  lylyan.rodrigues e Facebook Lilian Rodrigues

Conheça também a história de Ritinha Menelau, amiga de Lylyan Rodrigues.

Saiba mais sobre a Semana Nacional de Trânsito. Clique aqui

Postagens Recomendadas
Mostrando 6 comentários
  • Alison Lucas Ribeiro
    Responder

    Nossa como Deus é bom! Que história de superação, e as vezes nos pomos a reclamar de coisas que são banais. Já estão em meus favoritos. Obrigado pelas lições de vidas.

  • Ana
    Responder

    Parabéns a você pela garra demonstrada e disponibilidade de ajudar outras pessoas em condições semelhantes, são exemplo!!!
    Sou de Maringá no Paraná e tenho um amigo que amputou a perna esquerda devido a uma infecção, no começo de outubro. Gostaria de informações sobre como ele poderia adquirir uma prótese, se há algum tipo de associação que ajuda as pessoas amputadas.
    Ele não tinha registro profissional, trabalhava com carro de som e não tem outra fonte de renda. O que conseguir terá que ser através do SUS ou de ajuda de amigos, uma vez que a família também não quer assumi-lo nessa nova condição.

  • Bárbara
    Responder

    Amo vcs.
    Todos são mas que vencedores.

    • Jane Peralta
      Responder

      Realmente Bárbara cada um de nós temos muitas vitórias e conquistas. Cada dia um novo aprendizado. Um bom dia para você.

  • Mara Soliver
    Responder

    Muitooo bom! Sou amputada tb, devido a uma imprudência no trânsito, acho maravilhosoooo, essas palestras pra concientizar as pessoas. Abs Mara Soliver

    • Jane Peralta
      Responder

      Olá Mara tudo bem? Tenho certeza de que você também tem muitas histórias para contar de superação e vitórias. Conta algo pra gente aqui.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Open chat