Cartilha Segurança do Trabalho: vamos educar as crianças

 Na Categoria palestras em sipat
Share Button

O acidente de trabalho custa quanto para a sociedade? Um pai ou mãe quando sai para trabalhar pretende voltar para casa e encontrar com seus familiares. Dar um abraço, um beijo num filho que ficou. Mas, para muitos trabalhadores essa realidade ficou para trás. A nossa cartilha tem esse objetivo: ensinar adultos e crianças que a segurança no trabalho garante vidas. É zelar pela vida e pela integridade física, emocional e psicológica do trabalhador. É garantir que estará em seu lar ao final do expediente para ganhar ou dar aquele abraço gostoso. Mostre para seus filhos nossa cartilha e compartilhe conhecimento. Como diz Dr. Lair Ribeiro: “Pensar não custa nada. Mas não pensar custa muito caro”. Um abraço da equipe do Amputados Vencedores.

Como surgiu a Cartilha “Vamos Praticar Segurança do Trabalho” em 2008?
Pegamos uma cartilha sobre meio ambiente num shopping da cidade e achamos a ideia muito legal. Foi então que entramos em contato com o cartunista que havia feito a cartilha: Roger Cartoon. Com um coração de ouro, Roger nos deu de presente os desenhos da cartilha e preparou algo muito especial.

De que forma Flávio Peralta e a Cartilha “Vamos Praticar Segurança do Trabalho” foram apresentados a criança de 8 e 9 anos, numa escola municipal?
A professora Francielle Barrinuero Zambon iniciou na Escola Municipal Geralda Chaves Tiradentes, da cidade Rolândia – Pr, com 20 alunos da 2ª. Série, com idade de 8 a 9 anos (atual 3º. Ano), no ano de 2010, pesquisas e reflexões acerca dos riscos a que estavam expostos diariamente em sua casa e na comunidade (lixo, eletricidade, higiene, alimentação, segurança no trânsito). Os alunos desenvolveram vários estudos.

No tópico sobre eletricidade a Professora Francielle refletiu sobre a matéria exibida no Programa do Gugu, quadro Nasci de Novo, em que narraram o acidente de Flávio Peralta. Inspirados na história do acidente com alta tensão, os alunos redigiram um texto expressando os cuidados para evitar esse tipo de acidente, após terem lido a cartilha “Vamos Praticar Segurança no Trabalho”, do Peralta.
Devido as curiosidades dos alunos, em conhecerem pessoalmente Flávio Peralta, a professora convidou o palestrante para contar sua história aos alunos e responder suas dúvidas.

Baixe ebook da Cartilha do Amputados Vencedores

 

Dos textos escritos, foram selecionados três, que abaixo seguem:

Aluna: I. M. N.
Eu gostei que você não ficou desesperado. Eu gostei de sua história. Você superou o choque. Você teve que passar por 15 cirurgias. Eu adorei.
Você mostrou aos trabalhadores que devemos tomar cuidado com onde você mexe. Você agora tem esposa. Eu gostei da sua vida assim.
Você pode vir aqui na escola visitar a gente? Você passou no Gugu. Todos da escola gostaram da sua história. Ela é real.

Aluna: N. M. M.
Eu gostei de seu programa no Gugu e do livro também que eu aprendi muitas coisas com você Flávio e um dia você pode vir com a sua família aqui na escola e o Deus te abençoe na sua vida.
Eu gostei dessa frase: O maior patrimônio da sua empresa é você. Seu maior patrimônio é a sua vida e seu corpo. Desejo muitas felicidades para você Flavio e para sua família.

Aluno: E. G. P.

Eu achei a sua história muito interessante e legal, porque eu não e nunca vi alguém que amputou os dois braços.
Eu aprendi que tem que usar os equipamentos capacete, óculos e cinto para arrumar um poste.
E também gostei quando você falou: sempre que entrar na escola dê um sorriso e fala: Bom dia e entrar no trabalho é a mesma coisa.

Baixe ebook da Cartilha do Amputados Vencedores

Conheça a história do acidente de trabalho Flavio Peralta:Site
Blog
Conheça outras histórias de acidentes de trabalho de nosso portfólio
Contato:
flavio@amputadosvencedores.com.br
43 3338-1781 e 9 9997-6275

Share Button
Recommended Posts

Deixe um Comentário

Digite o que procura e aperte a tecla Enter para pesquisar.