Dia da Enfermagem: Dedicação e cuidado

 em Histórias de superação

Os enfermeiros são profissionais que desempenham funções essenciais nas instituições de saúde, promovendo tratamento adequado dos pacientes. Para celebrar isto foi instituído o Dia da Enfermagem.

A função do enfermeiro é realizar o acolhimento de pacientes, realizando procedimentos que não exigem muita complexidade. Então, quando necessário o enfermeiro deve encaminhar os pacientes para médicos e auxilia-los no tratamento.

O Dia da Enfermagem e dos Enfermeiros é comemorado anualmente no dia 12 de maio. A data foi instituída mundialmente pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974, mas a data já vinha sendo comemorada em diversos países desde o início do século XX.

O dia 12 de maio foi escolhido por ser a data do nascimento de Florence Nightingale. Ela é considerada a “Mãe da Enfermagem”.

O objetivo é lembrar a importância dos enfermeiros e promover melhorias para estes e para os pacientes. Então, são realizadas palestras e atividades que divulgam novas práticas e procedimentos da área.

Cuidados com pacientes amputados

Em 2013, o Ministério da Saúde divulgou a cartilha “Diretrizes de atenção à pessoa amputada”. Na cartilha eram divulgados cuidados que os profissionais da saúde precisam ter com estes pacientes.

O tratamento de pessoas com membros amputados é dividido em níveis de complexidade. O primeiro nível, muitas vezes de responsabilidade de enfermeiros, é chamado de Atenção Básica. A atenção básica compreende cuidados pré e pós-operatórios. Então, cabe ao profissional o diagnóstico de doenças que podem levar à amputação e também práticas que garantam o bem estar do paciente após a amputação.

A participação dos enfermeiros após a amputação é muito importante, pois são eles que passam a maior parte do tempo com a pessoa amputada. Além do trabalho de enfermagem, acabam sendo amigos, os quais os pacientes dividem os primeiros instantes de uma mudança tão drástica no corpo.

A maioria das pessoas que perdem algum membro, passa vários dias e às vezes até meses no hospital. Por isso, é fundamental que o atendimentos dos enfermeiros seja eficiente e acima de tudo humanizado.

Conheça a história de pessoas que foram amputadas

Veja depoimentos de pessoas amputadas

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

roberto-carlos-superacao