Flávio Peralta ministra palestras na África

 em Sipat destaques

Em agosto, Flavio Peralta esteve em Moçambique a convite do CLN (Corredor Logístico Integrado de Nacala). A empresa de logística e transporte de carvão realizou sua Semana Integrada de Prevenção de Acidentes. O encontro teve o tema “Todos pela Vida” e reuniu organizações de Moçambique, China, Portugal, França, Mallawi, Brasil e África do Sul.

Inaugurado em 2017, o Corredor Logístico de Nacala é composto por 912 km de ferrovias. A linha leva a produção da mina de carvão de Moatize ao porto de Nacala-à-Velha, o terminal carbonífero mais moderno do país. Estima-se que a produção de carvão em Moatize chegue a 20 milhões de toneladas em 2021.

Como foram as palestras

As palestras de Flávio Peralta sobre segurança no trabalho e prevenção de acidentes foram acompanhadas por quase 1000 pessoas. Ele contou sobre seu acidente e destacou a necessidade de agir com prudência para minimizar riscos no trabalho e fora dele. Um dos focos era conscientizar líderes sobre a importância de dar voz aos colaboradores nos esforços de prevenção de acidentes.

Para Flávio, “não importa se o trabalhador mora no Brasil ou em outro país, se é branco, negro ou índio. Cuidar da vida vale em qualquer lugar do planeta. Falar de segurança é muito importante”

O comportamento do público impressionou o palestrante. “Em cada palestra, recebi muitos sorrisos, aplausos e abraços cheios de entusiasmo e alegria. O afeto está muito presente nos moçambicanos. Ganhei vários presentes e, ao sair às ruas, era sempre abordado por adultos e crianças. É um país com muitas dificuldades financeiras, mas o carinho deles é incrível.”

Depoimentos de quem assistiu palestras de Flávio Peralta em Moçambique

“Foram momentos de muito trabalho, troca de experiências e definição de um propósito: realizar uma transformação cultural genuína com o compromisso de cuidado com a vida em nossas operações. Meu amigo Flávio, você entrou nos nossos corações de maneira muito especial.  Obrigado pela sua disponibilidade e amizade.  Moçambique agradece sua presença.”

Jedilson Pimentel, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do CLN

“Mais uma semana cheia de emoção, falar na primeira pessoa sobre o efeito/consequência de um comportamento de risco não é fácil. Mais fácil seria acusar a outra pessoa, mas o Flávio Peralta assumiu o seu erro, aceitou e decidiu dar uma volta por cima. Hoje está aqui. Um exemplo de superação.”

Edson Januário, supervisor de Saúde e Segurança do CLN

“Parabenizar ao Flávio pela palestra proferida no Porto de Nacala. Foi uma lição de vida ter ouvido a história do trágico acidente deste homem.”

Jaime Jerafe, colaborador do CLN

“Foi bom ver a palestra. Muito bom seu testemunho. Boa história de superação. Abraços e bênçãos à família.”

Ângelo Mussone Domingos, supervisor de Operações Ferroviárias do CLN

Saiba mais o trabalho de Flávio Peralta, que além das palestras no Brasil, também já ministrou na Colômbia 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

grau-de-risco