Fui eleito presidente da Cipa, mas e agora? O que fazer?

 em Sipat destaques

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é um dos pilares para a garantia de melhores condições de trabalho. Evidentemente, ser escolhido para o presidente da Cipa implica uma grande responsabilidade, além de levantar muitas dúvidas.

Neste artigo, listamos algumas das dificuldades mais frequentes de quem está assumindo a comissão pela primeira vez. Aproveitamos para incluir orientações que podem ajudar a lidar melhor com essas situações e tornar seu trabalho mais efetivo.

Falar em público

O receio de falar em público pode ser um dos principais obstáculos ao assumir a presidência da CIPA. Entretanto, é fundamental compreender que a função exige um comportamento ativo. O líder também tem um importante papel de motivador, portanto, é indispensável saber dialogar e transmitir sua mensagem.

Aprenda a se comunicar com clareza e objetividade para articular as ações da comissão, delegar funções a outros membros e acompanhar o andamento do trabalho. Ter domínio do assunto é um dos aspectos mais relevantes para ter autoconfiança e falar com tranquilidade. Ou seja, o primeiro passo para falar em público é estudar sobre o que você está falando, se sentir seguro. Nossa fala, assim como expressões transmitem os sentimentos.

É importante lembrar que cada pessoa desenvolve suas próprias técnicas para falar em público, porém um hábito que costuma ser prejudicial para a maioria é o de tentar memorizar o que está escrito. A comunicação se dá de maneiras diferentes em cada meio, a fala não precisa ser igual a escrita. Sendo assim, estude e traduza o conhecimento para a sua linguagem, de modo que seja compreensível para todos e não fique algo robótico.

Outra dica é não tentar ser uma pessoa que você não é, falar em público não significa incorporar um personagem. Tenha em mente que aquelas pessoas sabem, mesmo que de forma superficial, quem você é. Muitas vezes trabalham fazendo até a mesma coisa que você. Então não se preocupe com julgamentos, nem comentários, faça e fale o que precisa ser dito.

Por fim, procure materiais específicos sobre o tema. Não se esqueça que a internet existe para facilitar, aproveite! Em simples pesquisas você consegue muitas informações e no formato que mais agradar, em vídeos por exemplo.

Conquistar o respeito dos colegas

Um erro bastante comum ao se tornar presidente da Cipa é acreditar que se tornou maior ou mais importante que os colegas. Isso impacta a imagem da comissão e dificulta a conscientização dos funcionários sobre as normas de segurança.

Mesmo que você não cometa essa falha, haverá situações em que suas abordagens serão interpretadas como “chatice” ou “arrogância”. Para superar esse obstáculo, você deve manter uma postura adequada. Tenha em mente que o respeito não pode ser imposto. Ele deve ser conquistado no dia a dia.

Aqui podemos ressaltar novamente a importância da comunicação. Aprender a ouvir é tão importante quanto saber falar. Se você foi eleito, seus colegas certamente já enxergam boas características em você. Para fazer jus a essa confiança, sempre desenvolva suas relações profissionais com inteligência e coerência.

Proporcione oportunidades para saber o que eles querem. Se ninguém vem falar com você pessoalmente, veja se é possível deixar uma caixa para depósito de sugestões, críticas e reclamações sobre a segurança no trabalho. Busque sempre encontrar saídas que sejam possíveis na realidade da sua empresa.

Outro ponto importante: ao chamar atenção de alguém por alguma atitude que coloca em risco sua segurança, escolha as palavras certas e tom de voz. Imagine se fosse com você, como você poderia interpretar? E nem tudo precisa ser justificado com “é meu dever, sou presidente da Cipa”, faça as pessoas entenderem que todos precisam fazer isso, um cuidar do outro.

Em resumo, tente fazer com que os funcionários sintam-se participantes e importantes no processo de melhoria da segurança. Uma alternativa é trazer relatos reais. Enviar digitalmente ou expor em cartazes, histórias de pessoas que sofreram acidentes e receberam a ajuda de outro membro da equipe, histórias que demonstrem união e a importância do conhecimento na área.

Promover eventos e ações

Outra dúvida comum de quem está começando é como criar e implementar as estratégias de promoção da segurança no trabalho. Planejamento e organização são essenciais para desenvolver bons resultados no comando da CIPA.

Como a NR 5 estipula uma série de responsabilidades, dedique-se a conhecê-la profundamente. Ela será seu principal guia ao longo do mandato. Inclusive, a norma exige que a empresa realize treinamentos específicos para os membros da comissão antes da posse.

Não se esqueça de manter contato permanente com a direção da empresa e com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho). A CIPA só poderá alcançar seu objetivo a partir da atuação conjunta com outras áreas. Não tenha vergonha de se aproximar, pedir o contato, ligar, chamar para conversar. Faça isso apenas com cautela, respeitando os limites éticos, como o horário de trabalho. Nada de tentar contato às 21h da noite se o expediente acaba 18h.

Anote sempre ideias que tiver para compartilhar com os outros membros envolvidos na segurança do trabalho. Antes de expor apenas a ideia, tente criar um plano. Citando um evento como exemplo: tenha em mente em qual local poderia ocorrer, qual profissional poderia ministrar, quanto tempo levaria, benefícios que iam surgir.

Além disso, mantenha o Networking (rede de contatos) atualizado. Não deixe de guardar o contato de pessoas – e materiais – que podem vir a serem úteis novamente. Tenha um caderno ou pasta no computador exclusivo para seu trabalho na CIPA, assim terá tudo organizado e acessível. Inclusive, se gostou desse texto e não quer perder as dicas e links, salve em um local seguro.

Para entender melhor o seu papel nesse sentido, conheça a experiência de Ericson Oliveira como presidente da CIPA na Cia. Cacique de Café Solúvel. Entre outras dicas interessantes, ele explica como o trabalho da comissão pode ir além dos itens obrigatórios da NR 5 e garantir ótimos resultados.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar