Joel Rosa

 em Palestrantes SipatVencedores

Joel Rosa perdeu o antebraço em um acidente de trabalho. Seu objetivo hoje é ajudar as empresas para que outras pessoas não passem pela mesma situação. Confira como seu trabalho é feito e a positiva influência que essa palestra pode trazer para sua empresa.

O que é a campanha de proteção das mãos?

A palestra voltada para o tema da proteção das mãos é fundamentada na conscientização a respeito da importância desse membro. As mãos são as responsáveis pelo movimento de pinça, por pegar objetos, por realizar as atividades mais importantes do cotidiano. Ou seja, as mãos são extremamente necessárias para qualquer trabalhador, por isso é extremamente necessário conscientizar a respeito do cuidado que deve-se ter com essa parte do corpo.

Por que Joel Rosa é a melhor pessoa para a campanha de proteção de mãos ?

Joel Rosa perdeu o antebraço em 2001, em um acidente de trabalho. A tragédia poderia ter sido evitada se medidas corretas de segurança tivessem sido tomadas naquele momento.

Vivendo há mais de 18 anos sem a mão, Joel aprendeu na prática a falta que esse membro pode fazer e a importância da realização das medidas de segurança em uma empresa. Hoje, o objetivo de vida de Joel é ajudar as empresas a evitarem que acidentes como o dele aconteçam com outras pessoas.

Na mesma empresa em que Joel se acidentou mais 3 trabalhadores perderam as mãos. Um triste exemplo de como a falta de segurança pode prejudicar a vida colaborativa. Afinal, o acidentado sofre, a família do acidentado sofre, e a empresa e o Estado perdem o trabalhador nessa função que desempenhava.

Além da experiência de vida que é muito útil para essa palestra, Joel Rosa se formou nos cursos de hidráulica; pneumática; robotização; motores à combustão; funcionamento de caldeiras; vasos de pressão; noções de elétrica; é técnico mecânico e técnico em segurança do trabalho.

Todos esses cursos auxiliam no seu excelente desempenho, já que por meio deles Joel conheceu como pode ser a realidade em diversos campos. Realidade essa que envolve os perigos e cuidados necessários.

Como é feita essa palestra?

Nessa palestra, Joel Rosa conta primeiramente como aconteceu seu acidente. Já de início os ouvintes podem perceber por meio do relato o quanto a função de Joel aparentava ser simples. Ou seja, conseguem entender que até nas mais corriqueiras atividades, é preciso ter muita atenção e nunca esquecer da segurança. A cirurgia e alguns dramas familiares causados por conta do acidente também são abordados, proporcionando assim a noção das consequências que a falta de segurança pode trazer. Consequências essas que vão além da perda do membro.

Tendo em vista todos os danos que a desatenção pode causar, o público fica ainda mais curioso para a segunda parte, que é o mais importante para a empresa: Como evitar que o acidente de Joel aconteça naquele local de trabalho. Neste momento o treinamento de segurança é ministrado, com ênfase na importância de uma boa comunicação entre os trabalhadores, do uso dos EPIs e da adoção de atitudes corretas.

Todo indivíduo tem suas particularidades e as características pessoais de Joel, como a fala em ritmo adequado, o poder de entreter as pessoas, a facilidade na explicação e a sua própria história de vida são essenciais para o sucesso dessa palestra.

 

Conheça nossa equipe de palestrantes 

Conheça todas as empresas que acreditaram no nosso trabalho e receberam nossas palestras na semana SIPAT

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar