Maio Amarelo: mês de prevenção de acidentes no trânsito

 em Sipat destaques

No primeiro semestre de 2018 foram registrados 19.238 acidentes de trânsito com vítimas fatais no Brasil. Este número representa mais de 106 vítimas por dia, ou seja algo precisa ser feito. Sendo assim para diminuir estes números a campanha internacional “Maio Amarelo” pretende conscientizar a população acerca dos comportamentos adequados para pedestres e motoristas.

A campanha foi criada em 2013. O “Maio Amarelo” faz parte de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A medida estabeleceu que o período de 2011 até 2020 será a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

No ano passado a Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou mais de 1,35 milhão de mortes em acidentes no mundo todo. Este número vem crescendo cerca de 11% ao ano desde 2009.

No Brasil, entre janeiro e junho de 2018, foram registrados mais de 20 mil acidentes com vítimas com sequelas permanentes. Dentre estas, aproximadamente 20% das vítimas tiveram algum tipo de amputação. Os acidentes de trânsito representam um quinto do total de amputações de membros no país, ficando atrás somente do diabetes.

Palestrantes

A equipe do Amputados Vencedores possui dois palestrantes para ministrar sobre acidentes de trânsito:

A psicóloga Tatiana Rolim sofreu um acidente de trânsito que a deixou paraplégica, tirando sua mobilidade das pernas. Depois do acidente ela tem dedicado-se a combater o preconceito contra pessoas amputadas e com deficiência, a fim de provar que estas são perfeitamente capazes. Tatiana é autora do livro “Meu andar sobre rodas”, no qual discute suas experiências após o acidente e como cadeirante.

Claudines Bartolomeu também sofreu um acidente de trânsito que retirou sua mobilidade das pernas. Atualmente, Claudines faz parte do Comitê Paralímpico de Natação. Em suas palestras Claudines fala sobre as consequências do acidente, sua reabilitação e o trabalho no comitê.

Jane Peralta, esposa de Flávio Peralta também foi vítima de um acidente de trânsito. Atualmente administra o Amputados Vencedores, mas já foi a responsável por muitas palestras sobre a importância da segurança no trânsito. Conheça sua história.

Prevenção

Em 2019 o tema da campanha é “No trânsito, o sentido é a vida”, então fica evidente que a prioridade das políticas é a prevenção das mortes. Aos motoristas é recomendado observar os limites de velocidade e sinalização de trânsito e medidas individuais de segurança como o uso do cinto.

Para os pedestres recomenda-se igualmente a observação da sinalização. Estes devem atravessar somente nas faixas e passarelas, sempre atentos ao fluxo dos veículos.

Saiba quem são os outros palestrantes do Amputados Vencedores

Conheça as SIPAT’S destaques 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Open chat