Prótese é com o IPO – Instituto de Prótese e Órtese

 em Deficiência e Amputação, Sem categoria

Prótese de braço mudou minha vida? Escrito por Flávio Peralta amputados dos braços.

Prótese de braço foi algo fantástico em minha vida. Quando perdi os dois braços num acidente de trabalho, aos 29 anos eu pensei que minha vida havia acabado. O que eu ía fazer sem dois dois braços? Como cuidar de mim mesmo? Os primeiros meses após a amputação foram muito difíceis. Fiquei no hospital muito tempo até conseguir voltar para casa. Um homem com mais de 1,93 de altura me tornei uma criança. Tudo na boca. Até que recebi alta e fui para casa. Naquela cadeira de rodas senti o sol em mim e muitas dúvidas a responder. Conseguiria usar uma prótese? Teria independência?

protese braço myoeletrica flavio peralta

Flávio Peralta com sua prótese de braço esquerdo

É fácil colocar uma prótese de perna ou braço?

Muita coisa entra em cena para usarmos uma prótese. A primeira coisa que aprendi foi algo chamado MENTE. Tive que treinar a mente para aceitar minha nova condição e me olhar no espelho e ver uma nova realidade. Comer, vestir, tomar banho tudo isso passou a ser feito por alguém de minha família. Minha mente aceitou e o caminho foi seguindo. A próxima etapa seria o coto. O coto precisa estar adequado para suportar o engate da prótese. Isso aí não estava bom não. Precisei encarar novas cirurgias para deixar tudo perfeito, tanto no braço da direita, quanto da esquerda. Um braço eu tinha cotovelo e o outro não. Mas, isso não importa muito pois tudo é possível quando queremos. Fiz então a prótese da direita myoelétrica com cotovelo mecânico e depois fiz a prótese da esquerda somente de antebraço (na esquerda me sobrou o cotovelo humano).

protese myoeletrico ipo.jpg

Flávio Peralta com Dr. José André Carvalho e Ricky Benzing nos ajustes de prova

Como escolher a ortopedia para você fazer uma prótese?

Faça tudo que puder para colocar uma prótese. Ela vai lhe dar independência e também vai aumentar sua auto-estima. Eu consegui fazer muitas coisas com a prótese da esquerda, uma prótese que mexe as mãos biônica da Ottobock. Vejo a diferença ao andar na rua com prótese e sem prótese. O olhar do outro é bem diferente e com a prótese me sinto mais seguro e conversam muito mais comigo. Sem prótese é um olhar de piedade. Escolhemos uma ortopedia para fazer uma prótese pelo atendimento, pelo conhecimento dos técnicos, pelos resultados alcançados com outras pacientes e pelo carinho que recebemos. Por esse motivo eu escolhi o IPO – Instituto de Prótese e Órtese do Dr. José André Carvalho. Com seu jeito manso e com muito conhecimento me deixou à vontade para fazer minha prótese.

Quem é o Dr. José André Carvalho o criador do IPO – Instituto de Prótese e Órtese?

Lembro muito bem quando li o livro do Dr. José André. Logo eu fiquei impressionado. Era o único livro que havia sobre amputações. Dr. José André fez o doutorado Doutorado em Ciências da Cirurgia entre 2010 e 2012, pela Universidade Estadual de Campinas. Sua tese de doutorado foi “Vantagens na Protetização de Amputados transtibiais Submetidos a ´Técnicas Cirúrgicas Não Convencionais”. Também fez Especialização em Fisioterapia Neurológica entre 1995 e 1996 e se formou em Fisioterapia na Universidade do Grande ABC, entre os anos de 1990 e 1993. Possui bastante conhecimento na área.

protese jose andre carvalho ipo

Dr. José André Carvalho é autoridade no assunto prótese

Como fisioterapeuta, foi o primeiro profissional brasileiro a publicar livros relacionados com próteses e danos: Amputações de membros inferiores: em busca da plena reabilitação (1ª edição em 1999; 2ª edição em 2002; 3ª edição em lançamento) e Órteses: um recurso terapêutico complementar (1ª edição em 2006; 2ª edição em 2012), ambos pela Editora Manole. Também escreveu um capítulo sobre órteses no livro Mielomeningocele, publicado pela Editora Unigráfica em 2010, e inúmeros artigos científicos.

protese perna ortopedica ipo jose andre carvalho

Livro Amputações de Membros Inferiores de Dr. José André Carvalho

ortese protese ipo jose andre carvalho

Livro sobre órtese de Dr. José André Carvalho

Saiba com Dr. José André Carvalho como ocorre o alinhamento de uma prótese

Faz parte desse time uma outra pessoa com muito conhecimento: Ricky Benzing

Ricky Benzing é alto como eu e um dos diretores do IPO. É Protesista e Ortesista pela ISPO – organização mundial multidisciplinar que trata sobre prótese e órtese. Fez sua formação em Hannover na Alemanha. Avançou seus conhecimentos e fez seu mestrado em ortopedia técnica na Faculdade Bundesfachschule fur Orthopaedietechnik em Dormund, na Alemanha. Seus estudos o levaram a trabalhar na empresa alemã Ottobock por 24 anos. Nesses anos acumulou uma enorme experiência na área, tendo em vista ser a Ottobock uma indústria super especializada em prótese e órtese. Nesse período passou por vários centros especializados em próteses e órteses na Europa, Ásia, EUA e América Latina, entre os anos de 1992 e 2016. Além disso também ensinou muitas pessoas, coordenando projetos de educação e formação de técnicos ortopédicos nestes países, ministrou inúmeras aulas para profissionais de saúde nessas regiões. Além de realizar adaptações utilizando produtos com a tecnologia mais avançada do mundo.

protese ricky benzing ipo

Ricky Benzing possui alto grau de conhecimento para fazer uma prótese

 

protese jackson follman ipo
Jogador de futebol Jackson Follmann fez sua prótese com o IPO. Nessa foto estão Dr. José André Carvalho, Ricky Benzing e Jackson Follmann

protese ipo jackson follman

Jogador de futebol Jackson Follmann caminhando com sua prótese confeccionada pelo IPO de Campinas. Nessa foto estão Dr. José André Carvalho, Ricky Benzing e Jackson Follmann

IPO é destaque no Jornal Nacional da Rede Globo ao mostrar a determinação do jogador Jackson Follmann. Confira aqui

A unidade de Belo Horizonte conta com outro profissional com muita experiência em prótese e órtese: Fabrício Daniel de Lima

Fabrício Daniel de Lima é fisioterapeuta e participou de diversos cursos de especialização no Brasil e cursos de formação internacional nos EUA, Espanha e Alemanha. PROTESISTA e Ortesista com 15 anos de atuação no mercado nacional, ministrou aulas na graduação e pós-graduação das Faculdades Ciências Médicas de Minas Gerais, Faculdade de Barbacena, Faculdade FASEH e Faculdade Estácio de Sá. Apaixonado pelo ensino ministrou diversos cursos teóricos e práticos para profissionais da área da saúde. É o atual Diretor do IPO, unidade de Belo Horizonte e muito apaixonado por sua profissão. Seus pacientes são tratados com respeito, atenção e dedicação que lhes são merecidos.

Um dos destaques do atendimento de Fabrício é a modelo Paola Antonini que perdeu uma perna quando estava em frente a sua casa (foi atropelada por um carro).

protese perna ipo paola antonini

Fabricio Lima com modelo Paola Antonini

protese de perna modelo paola antonini ipo

Modelo Paola Antonini fez sua prótese ortopédica com o IPO. Liberdade total

protese infantil perna ipo belo horizonte

Fabricio Lima do IPO de Belo Horizonte com paciente Sofia

 

protese perna ipo belo horizonte

Pacientes do IPO Belo Horizonte com Fabrício Lima

protese perna infantil ipo criança

Fabricio Lima com famíliaPaola Antonini fala como  o IPO customiza sua prótese. Quer uma cor diferente?

 Saiba mais sobre o IPO – Instituto de Prótese e Órtese do Dr. José André Carvalho. www.ipobrasil.com.br

Saiba mais sobre o IPO – Instituto de Prótese e Órtese do Dr. José André Carvalho. www.ipobrasil.com.br

Onde estão as  unidades do IPO – Instituto de Prótese e Órtese?

UNIDADE CAMPINAS SP
Av. José de Souza Campos, 510
Nova Campinas, Campinas, SP
CEP 13090-615
Telefone (019) 3236-6599 OU (019) 3.236-0.500

UNIDADE SÃO PAULO SP
Rua Natingui, 412
Alto Pinheiros, São Paulo, SP
CEP 05443-000
Telefone (011) 2613-9967 OU (011) 2613-9968

UNIDADE DE CHAPECÓ SC
Av Porto Alegre E, 516, Sala 02
Centro, Chapeco SC
CEP 89802132
Telefone  (54) 9652-2158 / (19) 3236-0500

UNIDADE BELO HORIZONTE MG
Rua Grao Mogol, 502
Carmo, Belo Horizonte, MG
CEP 30310-010
Telefone (031) 2520-8282 ou (031) 2520-8787

Com uma prótese é possível fazer tudo normalmente. Confira a superação de Adriele com sua próteses de perna.

Postagens Recomendadas
Comentários
  • ADRIANA FERREIRA
    Responder

    Bom dia, me chamo Adriana tive amputação transradial esquerda, fui avaliada e foi solicitada prótese passiva ( estética ) para o membro superior esquerdo, meu Cid:Z892, gostaria de saber o valor pela tabela sigatp e o código e o meu da prótese.

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar