Por que minha empresa precisa cumprir normas de segurança no trabalho?

 em Sipat destaques

A falta de procedimentos adequados para garantir o cumprimento das normas de segurança no trabalho está entre os principais erros cometidos pelas empresas. Segundo a edição mais recente do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, publicado pelo Ministério da Fazenda, o país registrou quase 550 mil ocorrências só em 2017.

Listamos aqui alguns elementos que justificam o investimento na prevenção de acidentes em empresas de todos os segmentos e portes. Você verá que, além de favorecer o bem-estar dos trabalhadores, a atenção às normas de segurança traz uma série de vantagens para as organizações.

Prevenção contra multas e processos trabalhistas

O Art. 157 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que “cabe às empresas cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina no trabalho”. Não há qualquer menção quanto à quantidade de colaboradores que uma empresa deve ter para ser responsabilizada. Ou seja, mesmo que a ela tenha apenas um funcionário, as regras são obrigatórias.

A mesma lógica vale para as Normas Regulamentadoras (NR). Expedidas pelo Ministério do Trabalho e válidas para qualquer organização. A negligência pode resultar em multa pesadas e processos trabalhistas capazes de colocar em risco a sustentabilidade financeira do negócio.

Redução do absenteísmo

Os índices de absenteísmo refletem a quantidade de colaboradores que se ausentam do trabalho pelos mais diversos motivos. Obviamente, um ambiente de trabalho em desacordo com as normas de segurança aumenta muito o risco de acidentes e doenças ocupacionais. O que eleva o número de afastamentos.

Sendo assim, podemos dizer que o investimento em segurança ajuda a reduzir as faltas e tem impacto positivo em outros aspectos da gestão empresarial. Ter a equipe completa à disposição impede a sobrecarga de tarefas. Consequentemente, a chance de erros diminui.

Aumento de produtividade

Um ambiente seguro é fundamental para aperfeiçoar o desempenho ao longo do tempo. Permite um ganho significativo de produtividade. Isso acontece porque o esforço para garantir a segurança no trabalho inclui a capacitação constante dos funcionários. Os imprevistos diminuem e a qualidade do serviço aumenta quando empresa e colaboradores seguem as normas.

E esses fatores ainda trazem outras consequências positivas. Além do crescimento no índice de satisfação dos clientes, sempre há benefícios para a imagem da organização frente aos parceiros comerciais.

Todos esses benefícios mostram que os cuidados com a segurança do trabalho estão longe de ser mera formalidade. Seus impactos podem ser decisivos para a sobrevivência da organização, pois constituem importantes diferenciais competitivos.

Confira os atendimentos realizados por Amputados Vencedores em empresas que estão cumprindo as normas de segurança no trabalho

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Open chat